Grupo de Fados Dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra


    Seeders : 1      Leechers : 1

Torrent Hash : 92F5B2BCEA4E7D1AA1DA839CF10476E401D54DD6
Torrent Added : 1 Year+ in Music - Music
Torrent Size : 241.31 MB


Grupo de Fados Dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra
Fast And Direct Download Safely And Anonymously!










Note :

Please Update (Trackers Info) Before Start "Grupo de Fados Dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra" Torrent Downloading to See Updated Seeders And Leechers for Batter Torrent Download Speed.

Trackers List

Tracker NameLast CheckStatusSeedersLeechers



Torrent File Content (43 files)


Too many Files to show...


Description



A Canção de Coimbra é um género musical amador, enraizado num folclore urbano (o da própria cidade),
cantado por estudantes e antigos estudantes (filão académico) e pelo povo da cidade (filão popular), e que
entronca na Música Tradicional de Coimbra.
Os estudantes estão nesta cidade desde tempos anteriores à criação da Universidade, pois antes do Estudo-Geral, Coimbra já era uma terra de estudantes. De facto, por volta de 1064, o Bispo Paterno criou, nesta cidade, uma Escola Episcopal destinada à formação dos clérigos, todavia, a boa qualidade do ensino leccionado levou a que essa Escola fosse também frequentada por não-religiosos e, assim, com uma escola aberta à população, acorreram a Coimbra, a partir do século XI-XII, alguns jovens, filhos de uma burguesia emergente e, particularmente, ligados à Nobreza. É óbvio que, onde quer que haja jovens, há-de haver quem cante, hão-de ter a sua expressão musical própria, sujeitando-se, também, às influências musicais mais díspares possíveis. Assim, um repertório de canções interpretadas pelos cultores populares serviu de base à identificação de uma música regional e local – a Música Tradicional de Coimbra – e, em consequência da coexistência musical entre populares e académicos, a Universidade de Coimbra, fundada nos finais do século XIII e definitivamente instalada nesta cidade, desde 1537, acabou por ser um dos poucos Estudos-Gerais oriundos da época medieval que viu o seu corpo discente desenvolver o filão académico de uma Canção fortemente influenciada pela Música Tradicional da cidade – a Canção de Coimbra –, sendo, no mundo, uma das raras universidades possuidoras de uma Canção própria.
Sabe-se, aliás, que pelo menos desde o século XVI, era hábito os estudantes de Coimbra cantarem e tocarem noite dentro, pelas ruas da cidade. Prova factual é a missiva que o rei D. João III enviou ao então magnífico reitor da Universidade – D. Agostinho Ribeiro, em 20 de Junho de 1539, dando conta da necessidade e da urgência em se pôr cobro às algazarras e às cantorias que os estudantes faziam até altas horas da noite, já que eram muitas as queixas dos moradores da velha urbe.
Assim, ao longo dos séculos, fruto da sociabilidade urbana própria de uma cidade com universidade, a população e os estudantes souberam dar corpo musical a um género tão específico como é a Canção de Coimbra.
O trabalho discográfico que nos é proposto por aqueles que, fazendo parte do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, são também cultores e executantes desta Canção, é uma pequena amostra do que tem sido a Canção de Coimbra ao longo dos últimos 114 anos. Sendo uma selecção subjectiva entre as muitas possíveis é, porém, de enaltecer mais este esforço para a divulgação da Canção de Coimbra.


Related torrents

Torrent NameAddedSizeSeedLeechHealth
1 Year+ - in Other58.08 MB00
1 Year+ - in Other45.21 MB00
1 Year+ - in Other34.56 MB00
1 Year+ - in Other51.9 MB00
1 Year+ - in Other48.98 MB00

Note :

Feel free to post any comments about this torrent, including links to Subtitle, samples, screenshots, or any other relevant information. Watch Grupo de Fados Dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra Full Movie Online Free, Like 123Movies, FMovies, Putlocker, Netflix or Direct Download Torrent Grupo de Fados Dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra via Magnet Download Link.

Comments (0 Comments)




Please login or create a FREE account to post comments

Latest Searches